MAG56848_edited

SALA DE OPERAÇÕES

inspetor-sands-fabrica-linha-producao.pn

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO: 45.000 L / ANO

ETAPAS DE
PRODUÇÃO DA
CERVEJA ARTESANAL

01 MOAGEM

A fim de possibilitar a rápida extração e conversão dos componentes do malte, ele é moído, obtendo-se uma farinha grossa.

02 BRASSAGEM

Nessa etapa, o malte moído é misturado com a água e cozido sob aquecimento, entre 60ºC e 80ºC, durante, no mínimo, uma hora, com verificação constante do pH nesse período.

03 FILTRAÇÃO DO MOSTO

A filtragem é realizada para retirar todos os componentes insolúveis presentes na mistura. O conjunto filtrado é o mosto, e o material retido no filtro é chamado de bagaço de malte, e pode ser utilizado como alimento para o gado.

04 FERVURA

Após o processo de filtração, eleva-se a temperatura do mosto até alcançar a ebulição, quando adições de lúpulo são acrescentadas à mistura. Essa etapa tem duração de aproximadamente uma hora.

inspetor-etapa-producao-01e02-pc-v3.gif

05 RESFRIAMENTO

Após a realização da fervura, o mosto lupulado sofre um resfriamento até uma temperatura ideal para fermentação.

06 FERMENTAÇÃO

É a etapa em que a levedura é adicionada ao mosto resfriado para que ocorra a transformação dos açúcares extraídos do malte em álcool e dióxido de carbono, durante um período de aproximadamente sete dias. Em geral, as Ales fermentam em temperaturas entre 17 e 24ºC, e cada fermento tem sua faixa de temperatura mais indicada. Já as cervejas da família Lagers são fermentadas entre 6 e 12ºC.

07 MATURAÇÃO

A maturação é iniciada após o término da fermentação e consiste no armazenamento da cerveja em baixa temperatura (via de regra, entre de 0° e 6°C), por um determinado período de tempo, que varia de acordo com o estilo de cerveja produzido. Essa etapa é importante para a retirada de resquícios da levedura, eliminação dos off-flavors e melhoria dos aspectos sensoriais. Dura aproximadamente sete dias e ao final do processo o produto está pronto para o envase.

08 ENVASE

Nessa última etapa do processo de produção, a cerveja será envasada em barris e estará pronta para o consumo.